Menu
Manhuaçu vai receber unidade da Fundação Cristiano Varella
Local vai ofertar serviço ambulatorial, com infusões de quimioterapia, a partir de 2027
Por LUIZ CLÁUDIO
Publicado em 15/11/2025 07:31
Minas Gerais
Reprodução/internet

Moradores de Manhuaçu e de cidades vizinhas, autoridades, bem como profissionais com atuação na área da saúde, comemoraram a instalação de uma unidade da Fundação Cristiano Varella (FCV), que atende pacientes com câncer, no município.

Eles participaram de uma audiência pública da Comissão Extraordinária de Prevenção e Enfrentamento ao Câncer da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), na manhã desta sexta-feira (14/11/25), no Sicoob Credilivre em Manhuaçu.

A atividade, solicitada pelo presidente da comissão, deputado Grego da Fundação (PMN), teve o objetivo de debater políticas de prevenção, diagnóstico e enfrentamento da doença.

A FCV é responsável pelo Hospital do Câncer de Muriaé. A instituição atende pelo Sistema Único de Saúde (SUS) pacientes de 233 cidades mineiras e conta com 135 médicos e outros 1.500 colaboradores. Uma unidade da fundação já está sendo construída em Ubá.

Em Manhuaçu, as obras estão previstas para terem início em janeiro de 2026 e serem concluídas no primeiro semestre de 2027. O objetivo é atender pacientes do município e de outras 22 cidades da região, onde vivem 350 mil pessoas.

A unidade em Manhuaçu vai significar, na prática, menos necessidade de deslocamento e mais conforto para pacientes.

O superintendente da Fundação Cristiano Varella, Sérgio Dias Henriques, explicou que a unidade vai prestar um serviço ambulatorial, fazendo infusões de quimioterapia.

Para o deputado Grego da Fundação, a chegada da Fundação Cristiano Varella em Manhuaçu comprova a preocupação com a necessidade da política pública chegar mais perto da residência de cada paciente.

“Com as novas unidades em Ubá e Manhuaçu, a gente reduz praticamente a viagem dos nossos pacientes à metade”, comentou.

De acordo com o parlamentar, R$ 25 milhões da FCV serão investidos para a implantação em Manhuaçu. O terreno foi doado pela prefeitura. “Mas o custeio da operacionalidade já está todo acertado com o Governo do Estado por meio da Secretaria Estadual de Saúde”, afirmou.

Fonte: www.almg.gov.br

Comentários
Comentário enviado com sucesso!

Chat Online