Motoristas de Minas Gerais já podem usar o Pix para regularizar débitos e pendências de seus veículos durante abordagens em blitz.
A medida tem o objetivo de evitar que o carro seja removido ao pátio pela falta do Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) anual. A iniciativa foi implementada pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG), por meio da Coordenadoria Estadual de Gestão de Trânsito (CET-MG), e integra o esforço do governo em simplificar os serviços de trânsito no estado.
Conforme o Governo de Minas, os condutores que forem parados em operações de trânsito e estiverem com pendências relacionadas a débitos estaduais, como pagamento de IPVA, Taxa de Renovação Anual do Licenciamento do Veículo (TRLAV) ou multas vencidas, que impedem a emissão do CRLV, terão a chance de quitar os débitos imediatamente por meio da plataforma de pagamentos.
A medida, segundo o Executivo, evita que o veículo seja removido, reduzindo custos e transtornos para o proprietário.
De acordo com as informações do governo “A iniciativa reforça o caráter educativo das fiscalizações de trânsito. Em vez de focar apenas na punição, o Estado oferece uma alternativa prática para que o motorista se regularize, promovendo um trânsito mais justo, seguro e com menos burocracia”.
www.otempo.com.br