Satélite da Nasa a 1,5 milhão de quilômetros da Terra registra fumaça sobre o Brasil
Brasil
Publicado em 14/09/2024

Imagens captadas pelo satélite americano DSCOVR na sexta-feira (13) e divulgadas pela Nasa mostram a fumaça das queimadas sobre o Brasil e outros países sul-americanos.

Na última segunda-feira (9), o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) informou que 60% do território brasileiro estava coberto por uma camada de fumaça gerada pelas queimadas.

Conforme o Programa Queimadas do Inpe, nas últimas 48 horas, foram detectados 7.322 focos de incêndio no país; Mato Grosso lidera é o estado que lidera, com 1.379. De acordo com o Monitor do Fogo, do Mapbiomas, de janeiro a agosto de 2024, a área afetada pelo fogo no Brasil chegou a 11,39 milhões de hectares, mais do que o dobro se comparada ao mesmo período de 2023, quando a área queimada foi de 5,25 milhões de hectares.

 

O DSCOVR (Deep Space Climate Observatory), que captou as imagens mostrando a fumaça, foi lançado em 11 fevereiro de 2015 e orbita a cerca de 1,5 milhão de quilômetros da Terra. Segundo a Nasa, ele "monitora mudanças no vento solar, fornecendo alertas e previsões meteorológicas espaciais para tempestades geomagnéticas que podem interromper redes de energia, satélites, telecomunicações, aviação e GPS". A câmera EPIC do satélite tira uma nova foto da Terra a cada duas horas.

FONTE: www.sbtnews. sbt.com.br

FOTO: Imagem da Terra 2-Equipe NASA EPIC

Comentários
Comentário enviado com sucesso!