Mais de 760 mil pessoas em 4.951 municípios se inscreveram para participar da segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado. O certame oferece 3.652 vagas em 32 órgãos de diferentes estados.

As oportunidades estão distribuídas em nove blocos temáticos, com cargos para os níveis superior e intermediário. Segundo o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, o maior número de inscrições, 177.598, foi para o Bloco 9, que trata sobre Regulação e concentra a maioria das vagas de nível médio.
Entre os estados, o Rio de Janeiro lidera em volume de inscrições, com quase 109 mil candidatos. Em seguida, aparece o Distrito Federal, com cerca de 103 mil inscritos, e São Paulo, com mais de 77,6 mil.
Nesta segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado, 60% dos participantes são mulheres, um crescimento de 3,8% em relação à primeira edição.
Além disso, o certame garante que, no mínimo, 50% das vagas da etapa de provas discursivas sejam preenchidas por candidatas mulheres, desde que elas atinjam as notas mínimas exigidas nas provas objetivas.
As provas serão aplicadas em 228 cidades em 5 de outubro.
Fonte: Radioagência Nacional
Reportagem: Nathália Maciel*
*Com supervisão de Rafael Gasparotto