Estudo alerta para possibilidade de devastação sem volta da Amazônia
Brasil
Publicado em 15/02/2024

Estudo liderado por pesquisadores brasileiros e publicado na revista "Nature", uma das revistas científicas mais conceituadas do planeta, alerta para o ritmo de devastação do bioma;

De acordo com os cientistas, quase metade da maior floresta tropical do mundo pode estar exposta a fatores de degradação que a levariam a um processo de transformação irreversível – o chamado ponto de não retorno.

A partir desse ponto, que pode acontecer já em 2025, a Amazônia morreria de maneira mais acelerada, até colapsar.

Ainda segundo os pesquisadores, entre os principais fatores de risco para a floresta estão oi desmatamento, o aquecimento global e mudanças significativas na distribuição das chuvas, com períodos mais longos de seca.

Os estudiosos alertam que a Amazônia está esquentando significativamente. A temperatura média da estação seca pode aumentar quatro graus até 2050, o que é muito prejudicial para o bioma.

A combinação de secas extremas, calor e queimadas pode acelerar o processo de colapso da região.

Para os pesquisadores, medidas urgentes são necessárias para evitar uma transformação irreversível da floresta, como a redução do desmatamento e expansão de áreas de restauração florestal.

Além dos países que compreendem a Amazônia, todos as demais nações também precisam se comprometer, principalmente, com a redução da emissão de gases do efeito estufa.

 

FONTE: Agência Rádio 2

Comentários
Comentário enviado com sucesso!