O governo publicou nesta quarta-feira os editais do Concurso Público Nacional Unificado, que está sendo chamado de Enem dos concursos.
Os documentos trazem, entre outras informações, os conteúdos das provas e os critérios de classificação e desclassificação.
O concurso vai selecionar para 6.640 vagas no serviço público federal, em 21 órgãos diferentes.
A Ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, a firmou que o objetivo principal o concurso unificado é garantir um serviço público com a cara do Brasil:
Entre os órgãos que preencherão vagas com o Concurso Público Nacional Unificado estão, além do próprio Ministério da Gestão, o Ministério do Trabalho e Emprego, o Incra, o Ministério da Agricultura e Pecuária, o Instituto Nacional de Meteorologia, a FUNAI e a Advocacia Geral da União, entre outros.
Ainda de acordo com a ministra, diferente de um concurso simples, o candidato que fizer o concurso unificado vai concorrer, ao mesmo tempo, a mais de uma vaga:
Pelo cronograma oficial, as inscrições ficarão abertas de 19 de janeiro a 9 de fevereiro. Já a realização da prova será no dia 5 de maio, em 220 cidades brasileiras.
O exame será dividido em duas etapas. Os candidatos farão as provas em dois turnos, de manhã e à tarde. A primeira etapa é a de provas objetivas, com conteúdo comum a todos os candidatos.
Na segunda etapa, serão realizados exames específicos e dissertativos.
Há vagas para ensino médio e superior, em diversas áreas.
A banca responsável é a Fundação Cesgranrio.
Os editais completos estão disponíveis na página do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, no gov.br/gestão
FONTE: Agência Rádio 2