Após ver sua popularidade desabar no começo deste ano e atingir o pior patamar de todos os seus mandatos, o presidente Lula (PT) estancou a crise e conseguiu uma leve melhora na proporção dos que avaliam sua gestão como ótima ou boa, segundo a pesquisa Datafolha deste sábado (5/4).
O índice de aprovação subiu de 24%, no levantamento de fevereiro, para 29%. Mas segue distante dos 38% que consideram o governo como ruim ou péssimo - antes eram 41%. Já os que classificavam sua gestão como regular continuam sendo 32%.
O Datafolha ouviu 3.054 pessoas, com 16 anos ou mais, em 172 municípios, de terça (1º/4) até quinta-feira (3/4). A margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos.
Os números aferidos nesta semana estão no segundo pior patamar da gestão Lula 3 - a situação é melhor apenas que a de fevereiro.
Nos demais levantamentos do Datafolha ao longo do terceiro mandato do petista, o índice dos que viam o governo como ótimo ou bom era ao menos numericamente superior ao de ruim ou péssimo. Em dezembro, a taxa de aprovação era de 35%, contra 34% da de reprovação.
A queda de popularidade de Lula se deu em meio à subida do preço dos alimentos, que tem pressionado a inflação, e crises como a do Pix - com medidas que motivaram fake news sobre uma suposta taxação.
FONTE: em.com.br com informações da FOLHAPRESS