Os casos de dengue em Minas Gerais devem ultrapassar os 400 mil em 2024. A informação foi divulgada pelo Secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti.
O último Boletim Epidemiológico foi divulgado e registra que até segunda-feira (22), foram registrados 11.490 casos de dengue no estado. Um óbito foi confirmado e 14 estão em investigação.
Segundo Bacheretti, em função desses números, o estado vai decretar situação de emergência em saúde.
O Secretário disse que o decreto deve ser publicado no Diário Oficial até o fim de semana.
A primeira morte pela doença aqui em Minas Gerais confirmada em 2024 foi registrada no município de Monte Belo, no Sul doe stado. De acordo com a prefeitura da cidade, a vítima é uma mulher de 79 anos.
Em relação à chikungunya, A Secretaria de estado de Saúde informa que foram registrados 3.067 casos e uma morte pela doença, até o momento.
Quanto ao vírus Zika, até o momento, foram registrados dois casos prováveis. Também não há óbitos confirmados ou em investigação em Minas Gerais.
O Ministério da Saúde fez uma projeção de casos de dengue para 2024 e afirmou que Minas Gerais tem "potencial epidêmico" de doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.
FONTE: g1.globo.com/mg
FOTO: Reprodução da internet