O edital com as regras e com o cronograma já foi publicado pelo Ministério da Educação.
Os interessados em participar poderão se inscrever entre os dias 22 e 25 deste mês de janeiro, por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.
Neste ano, o Sisu terá somente uma etapa de inscrição de candidatos às vagas ofertadas pelas instituições participantes. Serão ofertadas, portanto, vagas de cursos com início previsto das aulas para o primeiro e o segundo semestre.
Para participar o candidato precisa ter feito o Enem 2023 e não pode ter zerado na prova de redação. O Sisu usa a nota do exame para fazer a seleção.
Além disso, é preciso ter uma conta Gov.br para fazer o cadastro.
De acordo com o MEC, serão ofertadas 264.254 vagas, para o primeiro e o segundo semestre, em 127 instituições públicas de ensino superior de todo o Brasil.
O Sisu 2024 vai seguir as alterações estabelecidas na nova Lei de Cotas e a oferta de vagas reservadas atenderá estudantes de escolas públicas, de baixa renda, pessoas com deficiência, pretos, pardos, indígenas e também quilombolas.
O estudante que não for selecionado para nenhum curo vai poder manifestar o interesse de participar da lista de espera, para ocupar, eventualmente, vagas remanescentes. Período de inscrição na lista de espera será de 30 de janeiro a 7 de fevereiro, também pelo Portal Único de Acesso.
FONTE: Agência Rádio 2