O programa Celular Seguro, do Ministério da Justiça e Segurança Pública, realizou quase 4 mil bloqueios em apenas uma semana.
A plataforma foi lançada no último dia 19 de dezembro, com forma de combater roubo e furto de aparelhos celular no país, crimes que dispararam nos últimos anos.
Por meio do site e do aplicativo Celular Seguro, as vítimas de roubo ou furto podem comunicar o crime e pedir o bloqueio imediato dos aparelhos, dos aplicativos bancários e de novos acessos aos dispositivos.
Segundo dados divulgados pela Agência Brasil, até a última terça-feira, dia 26 de dezembro, a ferramenta já tinha recebido mais de 3,8 mil solicitações de bloqueio de aparelhos roubados, furtados, perdidos ou extraviados.
Foram 1.658 alertas de usuários vítimas de roubos, 1.154 alertas por furtos; 801 por perdas e 283 por motivos diversos.
A maioria dos alertas de bloqueio, mais de mil, partiu de São Paulo; Rio de Janeiro, Pernambuco; Bahia e Minas Gerais, aparecem na sequência.
Lembrando que, para pedir o bloqueio do celular, é preciso que ele esteja cadastrado na plataforma e o acesso ao site e aplicativo Celular Seguro é feito com as credenciais gov.br.
Desde que foi lançado, mais de 700 mil pessoas acessaram o serviço e mais de meio milhão registrou números das linhas de telefone que gostariam de bloquear remotamente, em caso de necessidade.
FONTE: Agência Rádio 2