Uma operação internacional contra a pirataria realizada nesta terça-feira (28) tirou mais de 600 sites irregulares do ar no Brasil e outros 4 países. E resultou em 22 mandados de busca e apreensão em território nacional. Com o objetivo de combater crimes contra a propriedade intelectual na internet, a operação envolve as polícias civis brasileiras e agências de aplicação da lei do Reino Unido, Peru, Estados Unidos e Argentina.
Somente no Brasil foram feitos 238 bloqueios ou suspensão de sites e aplicativos de streaming ilegal de conteúdo, além de remoção de perfis e páginas em redes sociais. Nos demais países o bloqueio envolve 368 e foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão.
Ao apresentar o balanço da sexta fase da operação que teve em 2019, o coordenador do laboratório de operações cibernéticas do Ministério da Justiça, Alessandro Barreto, destacou os crimes ligados a pirataria.
De acordo com Alessandro Barreto, só no streaming de TV por assinatura o prejuízo anual estimado é de R$ 12 bilhões.
A operação 404 faz referência àquela imagem que aparece quando um site que digitamos não é encontrado ou está indisponível.
A medida está prevista na Estratégia Nacional de Propriedade intelectual, coordenada pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços.
FONTE: RÁDIOAGÊNCIA NACIONAL