As primeiras imagens de dezenas de homens presos dentro de um túnel no Himalaia foram divulgadas por autoridades locais. A operação de resgate entra no décimo dia.
O vídeo, capturado por uma câmera acoplada a um tubo por socorristas na superfície, mostra os homens usando capacetes e de pé em uma grande caverna de cerca de 60 metros dentro da montanha. Os 41 trabalhadores presos têm recebido comida, água e oxigênio através do tubo após a entrada do túnel desabar no dia 12 de novembro.
As autoridades indianas têm buscado estratégias para libertar os homens, incluindo a inserção de outro grande cano pelos escombros para que eles tentem rastejar para fora. Mas qualquer esforço para abrir uma passagem tem sido complicado devido ao terreno instável. A perfuração tem sido frequentemente pausada.
No que foi descrito como o “primeiro sucesso” da operação, ontem (20) os socorristas conseguiram inserir um tubo de 53 metros pelos escombros, o que permitiu entregar comida, água, remédios e oxigênio aos trabalhadores presos. As autoridades dizem que estão explorando todas as opções para alcançar os homens, incluindo a ajuda internacional às equipes envolvidas em outros resgates complexos.
FONTE: CNN Brasil