O grupo de brasileiros que aguarda para deixar a Faixa de Gaza pela fronteira entre Rafah e Egito não foi incluído na nova lista de autorização, divulgada nesta 4ª feira (8.nov). A data estava prevista pelo chanceler brasileiro, Mauro Vieira, que garantiu que o Itamaraty continua realizando gestões para a repatriação de brasileiros em Gaza.
A passagem de Rafah foi aberta para civis na última semana, após acordo entre o Egito e Israel. Segundo o embaixador do Brasil na Palestina, Alessandro Candeas, estão autorizados a deixar Gaza nesta manhã 601 pessoas, sendo 75 da Alemanha, 40 do Canadá, 100 dos Estados Unidos, 107 das Filipinas, 51 da Romênia e 228 da Ucrânia.
Até o momento, mais de 2 mil pessoas, entre estrangeiros, feridos e palestinos com dupla nacionalidade, foram autorizados a cruzar a fronteira. O grupo de brasileiros segue esperando a autorização em instalações próximas à fronteira com o Egito, onde um avião presidencial aguarda para realizar a operação de repatriação.
A situação na Faixa de Gaza ficou crítica após o início da guerra entre Israel e o grupo extremista Hamas, em 7 de outubro. Desde então, a região vem sendo o principal palco do conflito, que já deixou mais de 12 mil mortos, sendo 10 mil apenas em Gaza. Nos hospitais, a falta de insumos e o alto número de feridos está fazendo com que o sistema de saúde da região entre em colapso.
Fonte: SBT News